sexta-feira, 2 de abril de 2010

Game da série "Conflitos Globais" chega ao Brasil


O Prof. Gilson Schwartz (twitter @gilsonschwartz) , líder de pesquisa da Cidade do Conhecimento (USP), trouxe ao Brasil um dos games da série "Conflitos Globais".  (matéria abaixo).

Classificado como "serious games", o volume que chega ao Brasil, o quarto da série, aborda situações de conflito na América Latina. Segundo o Prof. Gilson, existe, também, a intenção de criar um game que aborde questões da floresta amazônica.


"Lançado nesta quarta-feira (17) no Brasil, o game “Conflitos globais” tenta quebrar este paradigma, sendo uma plataforma educativa que levará não apenas o game para a sala de aula, mas todo um plano de ensino pedagógico. Desenvolvido pela produtora dinamarquesa Serious Games, o título mostra eventos baseados no mundo real para que o aluno possa vivenciar situações e, com isso, aprender elementos das disciplinas como História, Geografia e Português, por exemplo." Fonte G1


A iniciativa é muito bem vista por vários motívos.
  • Aproxima a Educação da cultura dos games, despertanto os educadores para o potencial do games como recurso de aprendizagem.
  • Permite, de forma lúdica, que os jovens brasileiros tomem consciência de grandes questões  mundiais. Colaborando, dessa forma, para a formação de um cidadão mais crítico.
  • Fornece apoio pedagógico aos professores.
  • Aproximação do estilo de aprendizagem dos nativos digitais.
  •  Ajuda a romper com a estética linear das mídias mais usuais para entrega de conteúdos educacionais.
  • Favorece a aprendizagem significativa.
Para conhecer as fundamentações do uso dos games na Educação, aconselho a leitura do livro "Games na Educação: como os nativos digitais aprendem", do Prof. João Mattar. (Veja o post sobre o livro aqui )

Leia mais notícias sobre o projeto "Conflitos Globais".



No Estadão e no UOL .

0 comentários:

Postar um comentário