Seja qual for o devir da Educação a Distância Online e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), não podemos desconsiderar a questão da Inteligência Coletiva -IC , principalmente agora com o advento da chamada Web 2.0, que potencializa de forma sem precedentes as três leis fundamentais da cibercultura: a liberação do polo de emissão, a conectividade e a reconfiguração dos formatos midiáticos.
Para quem ainda não conhece a P2PU, trata-se de uma universidade colaborativa, baseada também na inteligência coletiva. Todos os seus cursos são gratuitos e utilizam, prioritariamente, conteúdos abertos disponíveis na internet.
As inscrições vão até o dia 8/9. O início do curso encontra-se marcado para o dia 15/9. Para participar, basta seguir os seguintes passos:
1- fazer o cadastro na P2PU (Aqui)
2 -solicitar a inscrição no curso (imagem abaixo) e responder as seguintes perguntas:
- Qual a sua motivação para fazer este curso?
- Qual a sua atividade profissional?
- Qual a sua formação?
- Você tem já teve alguma experiência com ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem?
- Qual a sua cidade e estado?
Programa
Mais informações aqui.
1 Objetivos
- Articular inteligência coletiva e educação;
- Compreender a relação entre interatividade e inteligência coletiva;
- Identificar e selecionar tecnologias de suporte para a inteligência coletiva em contexto de ensino-aprendizagem;
- Reconhecer as comunidades virtuais de aprendizagem como lócus privilegiado para a inteligência coletiva.
2 Programa
- Unidade 0- Ambientação
Promover a socialização de todos os participantes, bem como familiarizá-los com o ambiente virtual de aprendizagem e com os recursos tecnológicos que serão mais utilizados no decorrer das aulas virtuais.
- Unidade 1 - Inteligência Coletiva
Discutir o conceito de inteligência e suas articulações com as práticas em ambientes virtuais de aprendizagem.
- Unidade 2 - Interatividade
A interatividade proporcionada pelo meio digital vai manter íntima relação com a inteligência coletiva no ciberespaço. Aqui, o objetivo era discutir a interatividade e suas reverberações na sala de aulaon-line.
- Unidade 3 - A web 2.0 e práticas educacionais
A evolução da internet para o que se convencionou chamar de Web 2.0 descortina novas possibilidades para a mobilização da inteligência coletiva. O objetivo desta unidade é discutir o potencial do software social como suporte material para a inteligência coletiva em práticas educacionais.
- Unidade 4 - Comunidade virtual de aprendizagem
Será oportunizada uma discussão em torno das comunidades virtuais de aprendizagem. O objetivo aqui é compreender as razões que tornam as comunidades virtuais espaços privilegiados para a mobilização da inteligência coletiva.
Tentei a inscrição mas fui notificado que somente o curso em inglês seria disponiilizado. Entretanto não encontro o curso em inglês entre os disponíveis. Pra onde correr?
ResponderExcluirOi Rafael,
ResponderExcluirEstranho isso! Não sei o que aconteceu, pois não estou sabendo desse curso em inglês. De toda forma, tudo indica que não teremos esta turma agora, pois somente tivemos 6 pessoas inscrições, o que é muito pouco para conduzirmos este curso. Fica seu interesse anotado, dependendo do que acontecer eu entro em contato com vc.
Abs
Eri
Rafael, vi agora no ambiente que temos mais 8 inscritos, o que torna possível conduzirmos o curso. Mandarei um comunicado ainda hoje para o grupo. Abs
ResponderExcluirAbs
Eri
rafael, temos na verdade 28 pessoas inscritas!!! Com certeza teremos o curso.
ResponderExcluirAbs
Eri
Oi Eri, quanto tempo!
ResponderExcluirEstou pesquisando materiais para um curso que vou montar esse ano e achei seu Blog superinteressante! Sei que esse post é antigo, mas achei a proposta desse curso muito interessante e queria saber se haverá outras turmas.
Bjo,
CACÁ