segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Curso sobre inteligência coletiva e ambientes virtuais de aprendizagem

Irei conduzir pela P2PU University, juntamente com a Salete Soares e a Maria Izabel, ambas amigas do Grupo Nós, o curso Inteligência Coletiva e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, onde iremos discutir alguns elementos constituintes de um AVA que contribuem efetivamente para a mobilização da inteligência coletiva.


Seja qual for o devir da Educação a Distância Online e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), não podemos desconsiderar a questão da Inteligência Coletiva -IC , principalmente agora com o advento da chamada Web 2.0, que potencializa de forma sem precedentes as três leis fundamentais da cibercultura: a liberação do polo de emissão, a conectividade e a reconfiguração dos formatos midiáticos.

Para quem ainda não conhece a P2PU, trata-se de uma universidade colaborativa, baseada também na inteligência coletiva. Todos os seus cursos são gratuitos e utilizam, prioritariamente, conteúdos abertos disponíveis na internet.


As inscrições vão até o dia 8/9. O início do curso encontra-se marcado para o dia 15/9. Para participar, basta seguir os seguintes passos:
1- fazer o cadastro na P2PU (Aqui)
2 -solicitar a inscrição no curso (imagem abaixo) e responder as seguintes perguntas:
  • Qual a sua motivação para fazer este curso?
  • Qual a sua atividade profissional?
  • Qual a sua formação?
  • Você tem já teve alguma experiência com ensino-aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem?
  • Qual a sua cidade e estado? 

Programa
Mais informações aqui.



1 Objetivos
  • Articular inteligência coletiva e educação;
  • Compreender a relação entre interatividade e inteligência coletiva;
  • Identificar e selecionar tecnologias de suporte para a inteligência coletiva em contexto de ensino-aprendizagem;
  • Reconhecer as comunidades virtuais de aprendizagem como lócus privilegiado para a inteligência coletiva.


2 Programa
  • Unidade 0- Ambientação
Promover a socialização de todos os participantes, bem como familiarizá-los com o ambiente virtual de aprendizagem e com os recursos tecnológicos que serão mais utilizados no decorrer das aulas virtuais.
  • Unidade 1 - Inteligência Coletiva
Discutir o conceito de inteligência e suas articulações com as práticas em ambientes virtuais de aprendizagem.
  • Unidade 2 - Interatividade
A interatividade proporcionada pelo meio digital vai manter íntima relação com a inteligência coletiva no ciberespaço. Aqui, o objetivo era discutir a interatividade e suas reverberações na sala de aulaon-line.
  • Unidade 3 - A web 2.0 e práticas educacionais
A evolução da internet para o que se convencionou chamar de Web 2.0 descortina novas possibilidades para a mobilização da inteligência coletiva. O objetivo desta unidade é discutir o potencial do software social como suporte material para a inteligência coletiva em práticas educacionais.
  • Unidade 4 - Comunidade virtual de aprendizagem
Será oportunizada uma discussão em torno das comunidades virtuais de aprendizagem. O objetivo aqui é compreender as razões que tornam as comunidades virtuais espaços privilegiados para a mobilização da inteligência coletiva.

    5 comentários:

    1. Tentei a inscrição mas fui notificado que somente o curso em inglês seria disponiilizado. Entretanto não encontro o curso em inglês entre os disponíveis. Pra onde correr?

      ResponderExcluir
    2. Oi Rafael,
      Estranho isso! Não sei o que aconteceu, pois não estou sabendo desse curso em inglês. De toda forma, tudo indica que não teremos esta turma agora, pois somente tivemos 6 pessoas inscrições, o que é muito pouco para conduzirmos este curso. Fica seu interesse anotado, dependendo do que acontecer eu entro em contato com vc.

      Abs
      Eri

      ResponderExcluir
    3. Rafael, vi agora no ambiente que temos mais 8 inscritos, o que torna possível conduzirmos o curso. Mandarei um comunicado ainda hoje para o grupo. Abs
      Abs
      Eri

      ResponderExcluir
    4. rafael, temos na verdade 28 pessoas inscritas!!! Com certeza teremos o curso.
      Abs
      Eri

      ResponderExcluir
    5. Oi Eri, quanto tempo!

      Estou pesquisando materiais para um curso que vou montar esse ano e achei seu Blog superinteressante! Sei que esse post é antigo, mas achei a proposta desse curso muito interessante e queria saber se haverá outras turmas.

      Bjo,

      CACÁ

      ResponderExcluir