Muito interessante o projeto Expedition Titanic. Do ponto de vista da educação, podemos entender esse projeto como uma estratégia de adventure learning (informal), que pode servir de inspiração para projetos na escola, onde professores e alunos podem atuar como verdadeiros exploradores. O melhor exemplo de adventure learning integrado ao currículo que eu conheço é o projeto Polar Husky .
É importante não se assustar com a sofisticação tecnológica desses projetos e de outros. O mais importante aqui é o conceito de "aprendizagem por meio da aventura". Blog, Youtube, celulares, sites de redes sociais,sites de geolocalização (ex. gloogle maps) podem ser utilizados por educadores e alunos na construção de seus próprios projetos de adventure learning. Além disso, o próprio espaço urbano no entorno da escola pode ser o ambiente a ser explorado.Temos, então, a possibilidade real de reapropriação do espaço urbano para a aprendizagem com a utilização de novas mídias.
Expedition Titanicé uma impressionante web que junta informação multimídia sobre a próxima expedição que será feita para analisar os restos do Titanic (aparentemente hoje começa o projeto).
A informação será transmitida em tempo real, e poderemos ver os detalhes pelo Twitter e Facebook para saber o que está sendo descoberto en todo momento.
A página está feita em flash, com animações tridimensionais, fotografias e vídeos que podemos desfrutar no canal do Youtube. Crédito: wwwhat'snews
Olá!
ResponderExcluirGosti muito, muito do seu blog e, por isso, estou passando para vc um selo de reconhecimento que recebi. Está no post que escrevi sobre isso:
http://serprofessor.wordpress.com/2010/08/25/primeiro-selo/
Obrigada,
Sofia