domingo, 20 de abril de 2014

Manuel Castells - A obsolescência da educação

No vídeo a seguir Manuel Castells trata da obsolescência da educação, apontando a falência do  sistema de ensino baseado na transmissão. 80% do conhecimento produzido pela humanidade está na Internet, não cabe mais ao professor o papel de "anunciador" do conhecimento como disse Michael Serres.

Como afirma o sociólogo, a escola tem exercido dupla função. Por um lado, como disseminadora das habilidades e conhecimentos necessários ao sujeito e à sociedade. Do outro, como transmissora de valores dominantes ( ver também as ideias de  Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico do Estado ).

Neste contexto da rede, onde "todos" têm acesso à informação e o professor não é mais o ponto de fuga, é preciso que os alunos desenvolvam novas competências a fim de saber selecionar informações para usá-las em suas produções intelectuais.

O que está em jogo é o arranjo social, que passa do modelo verticalizado para uma arquitetura em rede. No entanto, a escola encontra-se totalmente em descompasso com esta nova ordem. Até quando?



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relatório Innovating Pedagogy

  Lançada a versão 2019 da sétima edição do relatório Innovating Pedagogy , produzida pela Open University com a colaboração de pesquisad...