Com investimento de 1,8 milhões de Euros, o Governo Britânico lançou oficialmente o programa de "O Ano do Código" ( The Year of the Code). A projeto visa o ensino da programação a jovens britânicos.
Les jeunes britanniques doivent apprendre à maîtriser le code et la programmation informatique. C’est la promesse de la campagne The Year Of Code lancée par Le secrétaire à l’éducation Michale Gove et le chancelier George Osborne. Une campagne qui vise à sensibiliser le public (parents, enfants et professeurs) sur l’apprentissage de la programmation.
Nesta primeira fase de sensibilização os alunos de algumas escolas serão beneficiados com 1 hora de estudo de programação. No entanto, a meta é mais ousada. O Ministério da educação britânico irá lançar novo projeto em setembro deste ano cujo objetivo é levar o ensino da programação a todos os alunos de 5 a 16 anos.
O aprendizado da programação nas escolas é uma tendência. A meu ver, a introdução desta disciplina no currículo irá ampliar o gap de competências digitais entre professores e alunos. Mais um problema que as escolas de formação de professores terão que lidar. Todavia, a questão não é somente técnica, o impacto maior será na prática pedagógica. O domínio do código favorecerá a criatividade dos alunos, que é contrária à pedagogia da memorização e da anunciação. Educados para criar, esses jovens cada vez menos irão se adaptar à aula recitada.
Lembro que Phillippe Breton, no clássico "História da Informática", dizia que aprender o código não era a coisa mais fundamental para os cidadãos, o importante seria saber "pilotar" a tecnologia. Breton continua certo. No entanto, para os educadores o que interessa é que o domínio da linguagem da máquina contribuirá para a autoria, o protagonismo, a criatividade, a autonomia e capacidade empreendedora dos alunos. Em vez de consumidores de tecnologia, como é nossa geração, esse jovens serão cidadãos autores, muito mais capazes de intervir nos rumos das sociedades tecnologizadas.
Fonte: Grande-Bretagne: 1,8 million d’euros pour aider les profs à enseigner le code à l’école
Olá José, boa tarde!
ResponderExcluirTalvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.
Divulgue seu blog e promova a educação!
Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.
Irivan
Caros amigos!
ResponderExcluirMeu Blog é finalista no Prêmio TOP BLOG Brasil na Categoria Pessoal Variedades. Gostaria de muito de poder contar com o seu voto na votação deste 2º turno que é decisivo para a classificação final. Basta clicar sobre o selo da votação que está disponível no Blog e votar! Se vocês poderem colaborar ficarei muito agradecida desde já.... Um abraço!
http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/
Atenção alunos e professores de História:
ResponderExcluirComeçaram as inscrições para a 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil!
Alunos do Oitavo ano do Fundamental até o Terceiro ano do Ensino Médio já podem se inscrever para mais uma edição da nossa Olimpíada!
Equipes de 4 integrantes, sendo compostas pelo professor de história da escola e 3 alunos, encaram desafios semanais nas 4 fases online e se preparam intensamente para a Grande Final presencial, em Campinas/SP.
As inscrições podem ser feitas a partir deste link, onde também consta o Regulamento Oficial:
http://www.olimpiadadehistoria.com.br/6-olimpiada/regulamento/index
Sobre a ONHB:
Nossa Olimpíada é realizada desde 2009 pela UNICAMP, com o apoio do CNPQ/MEC/MCT. Milhares de estudantes e professores de todos os estados brasileiros se reúnem para responder questões que proporcionam uma reflexão sobre a construção da nossa sociedade. A construção do método histórico, sua aplicação e desenvolvimento compõem cerne do desafios semanais, estimulando nossos participantes a experimentar esse processo de investigação.
Lembrem-se: as inscrições vão até 20 de abril!
No Brasil, a as escolas e associações podem fazer parceria com a empresa HELCLASOFT para implantar ensino de programação aos alunos.
ResponderExcluirEntrem em contato com www.helclasoft.com.br