domingo, 3 de novembro de 2013

Universidade Recursos Educacionais Abertos


http://www.oeruniversity.org/

Os Recursos Educacionais Abertos constituem um dos movimentos mais interessantes na atual cena educacional, pois representam de fato uma alternativa viável aos modelos de educação online predatórios a serviço do capital. 

Recém lançada, a Universidade Recursos Educacionais Abertos reúne várias instituições para ofertar cursos online gratuitos baseados, como o nome já indica, em Recursos Educacionais Abertos. Todos os conteúdos dos cursos estão com licença Creative Common CC BY, permitindo ampla reutilização e a criação de trabalhos derivados. A iniciativa tem apoio da a Unesco, OER Foundation e Commonwealth of Learning.

O acesso aos cursos é gratuito, porém, caso o aluno deseje a certificação para fins acadêmicos, essa poderá ser feita a baixo custo pelas instituições parceiras.

Outro diferencial do modelo é que os alunos podem fazer microcursos, geralmente de duas a três semana de duração e realizar os testes para a certificação apenas quando estiverem preparados.

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa! Afinal o certificado, muitas vezes, é desnecessário e realmente o que importa é o conhecimento adquirido.

    ResponderExcluir