domingo, 6 de outubro de 2013

Digital Badges: emblemas digitais para validação de competências

Recentemente, em entrevista durante a Les Journées du e-learning, Sir John Daniel (Commonwealth of Learning) alertou que não basta a universidade mudar sua forma de ensino, é fundamental, também, repensar a forma de validação do conhecimento.

Atualmente, os modelos tradicionais de aferição de competências não são totalmente suficientes para validar o aprendizado que acontece em todo lugar e ao longo da vida na velocidade que a sociedade precisa. É aí que entra o emblema digital (digital badge).

O que é um emblema digital (digital badge)? 

Um emblema digital indicada e reconhece as competências de alguém, as quais podem ser obtidas em diferentes ambientes de aprendizagem (formais, não-formais e informais). Uma vez adquiridos, os emblemas podem ser exibidos em diferentes plataformas on-line: blogs, redes sociais, e-portfolios, páginas pessoais etc. Os emblemas são como medalhas que representam aquisições de competências. 

"A digital badge is a validated indicator of accomplishment, skill, quality, or interest that can be earned in many learning environments. Open badging makes it easy for anyone to issue, earn, and display badges across the web—through a shared infrastructure that's free and open to all." (HASTAC)






O Consórcio HASTAC criou uma página dedicada exclusivamente aos badges. Veja aqui

Outro aspecto que vale a pena destacar é que os emblemas podem ser úteis para gamificar o processo de aprendizagem, uma vez que se pode atribuir emblemas aos aprendizes à medida que eles alcançam níveis crescentes de competências num determinado percurso de aprendizagem. 


 Infraestrutura técnica

O projeto Open Badges, da Mozila Fundation, fornece a infraestrutura necessária para os emblemas, permitindo que qualquer pessoa ou instituição possa criar, ganhar e exibir emblemas na web. 



Outra boa notícia é que a versão mais atual do LMS Moodle já traz o recurso de emblema. Ou seja, podem ser atribuídos emblemas ao aluno à medida que ele atesta a aquisição de competências pela realização de determinadas atividades feitas no próprio ambiente.

Vantagens do uso de emblemas

Destaco algumas características e potencialidades dos emblemas digitais que eu percebo neste momento:

1- valorização das competências em vez da cumulação de diplomas;
2- valorização do aprendizado informal;
3 -visibilidade das competências não reconhecidas pelo ambiente acadêmico
4 - certificação mais ágil para o reconhecimento das competências na cultura digital;
5  -autogestão das competências;
6 - oportunidade de validação de competências adquiridas fora do ambiente acadêmico;
7- fácil de criar e distribuir. A infraestrutura é aberta.
8- promovem o engajamento quando utilizados como recursos de gamificação do processo de aprendizagem
9- acrescenta valor ao e-portfolio e aos Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLN)
10- podem ser utilizados tanto na educação formal quanto na educação corporativa


Um comentário:

  1. Esta forma de aquisição de conhecimento é muito importante na atualidade, visto que a é um processo dinâmica o surgimento de informações. Com os meios de disseminação rápida de informações que temos atualmente um certificado acaba sendo desnecessário, pois favorece indivíduos autodidata.

    ResponderExcluir