segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Top 5 Jornais Internacionais sobre Aprendizagem Mediada por Computador

Com base em critérios como popularidade, importância e prestígio, o artigo Journals for Computer-Mediated Learning: Publications of Value for the Online Educator aponta os cinco principais jornais acadêmicos na Área de Aprendizagem Mediada por Computador (computer-mediated learning, e traz uma lista completa com as 46 publicações, todas peer-reviewed, que foram avaliadas no estudo.

Apesar das limitações do estudo apontadas pelos próprios autores, essa lista de jornais acadêmicos será extremamente útil aos pesquisadores e estudiosos da Área.

A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância é citada pelos autores no final do artigo, em "limitações do estudo", por ser uma das publicações internacionais que não publicam há mais de um ano, tendo, dessa forma, ficado de fora do escopo da pesquisa.

Os 5 jornais mais pontuados foram:
The International Review of Research in Open and Distance Learning
Journal for Asynchronous Learning Networks
eLearning Papers
Innovate: Journal of Online Education
American Journal of Distance Education

Abstract

In contrast with traditional academic disciplines, online educators do not have a generally accepted list of scholarly journals, which is in part a result of the multidisciplinary nature of the field, the relative infancy of online learning, and the view of online pedagogy as an instructional modality rather than a discrete academic discipline. The purpose of this study is to determine a comprehensive listing and relative value ranking of scholarly journals whose content informs online educators and motivates scholarship. After defining the scope of investigation to target peer-reviewed, scholarly journals with an explicit focus on computer-mediated learning (e.g., virtual, electronic, distance, distributive, mobile, and blended learning), 46 scholarly journals were identified as advancing the knowledge base in computer-mediated learning. Popularity, importance, prestige, and overall rankings for each journal are presented. The results inform online educators about the range of scholarly journals available and provide insight into the relative value of journals devoted to computer-mediated learning.

2 comentários:

  1. Oi, Parabéns pelo trabalho no blog. Precisamos de mais frentes em favor do uso das tecnologias na educação. Sou responsável pelo Escolhendo a Pílula Vermelha (www.escolhendoapilulavermelha.com.br) e atuo como editor do Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). Vamos manter contato. Até breve! João Luís

    ResponderExcluir
  2. Oi João...obrigado pela visita e pelas palavras.Parabéns pelo Pípula e pelo Planeta Educação. Estamos remando para a mesma direção. Vamos nos falando...até breve.
    Abraços

    ResponderExcluir