quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Livro Clip: o vídeo que chama para o livro

Nos últimos meses, discutimos no Curso Mídias na Educação (MEC/NCE-USP) as mídias TV/Vídeo e mídia impressa. Como não podia deixar de ser, a questão do livro gerou uma discussão muito instigante, que girava em torno da morte ou não do livro (impresso).

O mais importante não é se o livro vai ou não desaparecer da forma como o conhecemos hoje. É possível que haja uma reconfiguração do formato dessa mídia, como aliás já ocorre, ta aí o Kindle da Amazon para provar. Isso também não quer dizer que o formato tradicional não possa conviver com o novo.

O que importa para os educadores é que o gosto pela leitura seja mantido, que os 140 caracteres do Twitter não consigam destruir o interesse pela leitura e pela redação.

Como comentei com os alunos, a idéia do livro clip caiu como uma luva, pois trata criativamente as mídias vídeo e livro, usando do poder de atração do vídeo para despertar nos alunos o interesse pela leitura. Bacana, não?

No site Livro Clip vocês poderão encontrar praticamente todos os clássicos da literatura nacional e internacional, de Eça de Queiroz a Shakespeare. Os Livros Clipes são pequenas chamadas, em torno de 1 minuto, cujo o objetivo é despertar no espectador a curiosidade pela história contada em um livro particular.



A idéia também pode servir de inspiração para que vocês criem seus próprios livros clipes. Ou melhor, aproveitem o laboratório de informática para desamarrar o poder de criatividade dos nativos digitais. Deixem que eles sejam os criadores. Vale vídeo criado com celular, que aliás eles vão adorar a idéia, com animação de Power Point, fotografia etc. O importante é que isso esteja bem amarrado com os objetivos de aprendizagem de suas disciplinas.

Enfim, os Livros Clipes proporcionam uma ótima oportunidade para o professor inserir o vídeo na sala de aula, e o mais importante: despertar o gosto pela leitura, que a cada dia torna-se mais difícil.


0 comentários:

Postar um comentário