segunda-feira, 28 de abril de 2008

Para MEC, mestrado a distância já é possível

O anúncio da expansão da educação a distância para cursos de mestrado foi o grande destaque da cerimônia de abertura do V ESUD (Congresso Nacional de Educação Superior a Distância), realizada na noite da última terça-feira, 22 de abril, em Gramado no Rio Grande do Sul. Durante a sessão solene, o Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, afirmou que a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) já está preparada para receber propostas de universidades para a criação de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância.

Mais http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=15813

6 comentários:

  1. Excelente iniciativa do MEC considerando que em muitas localidades não existem universidades que ofereçam cursos "strictu sensu" ou ainda que os cursos oferecidos nem sempre abrangem as áreas de interesse do usuário.
    Outra vantagem está no fato de que cursos de mestrado na verdade requerem muito mais leitura e pesquisa para desenvolvimento do projeto do que necessariamente a participação presencial às aulas, e neste sentido, os cursos à distância com sua tutoria, tira-dúvidas e acessibilidade, tudo online, serão uma ferramenta perfeita para a administração do curso.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava por lá, Eri, e emendei para o Endipe em Porto Alegre. Voltei só hoje. No feriado vou reunir todas as anotações por aqui e colocar duas páginas no meu blog sobre os 2 eventos, inclusive sobre a questão do mestrado. Tem polêmica também! Aviso por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosani,
    Obrigado pela visita!
    Concordo plenamente com você. A UAB já democratizou bastante o acesso à universidade com os cursos de graduação. Agora é vez do mestrado. Acho que o perfil do aluno do mestrado, mais independente, é tb um fator favorável para esse tipo de projeto. Mas pelo que parece, segundo o Mattar, já existe polêmica em torno do assunto. Vamos aguardar os desdobramentos.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. João,
    Estamos ansiosos para saber o que rolou por lá. Quanto ao mestrado, será que temos algo para breve?
    abs

    ResponderExcluir
  5. Fantástica esta iniciativa pois assim poderemos realizar o mestrado na area de nosso interesse já que muitas vezes ela encontra-se indisponivel em nossa cidade. Gostaria muito de acomapnhar esta expansão e quero logo me candidatar !!! hehehehe um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Verônica,
    Também nao vejo a hora que tudo isso esteja regularizado e que todos possam ter a chance de fazer seu mestrado e doutorado na comodidade de sua casa. Infelizmente, acho que não vou ter esse prazer , pelo menos no mestrado. Cansei de esperar e estou partindo para um presencial mesmo :( ,
    vc já viu programa de mestrado e doutorado da Universidade Aberta de Portugal? É excelente, o problema é que não pode ser reconhecido ainda nao Brasil. tCom essa novidade agora talvez fique mais fácil.
    Abs

    ResponderExcluir