domingo, 27 de abril de 2008

Livros sobre multimídia aplicada à aducação

Para minha surpresa acabo de receber antecipadamente 2 dos 5 livros que comprei no mês passado na Amazon, ambos escritos pela Ruth Colvin: Graphics for Learning e The New Virtual Classroom.

Uma característica dos livros da Colvin é que em todos eles existe uma relação muito equilibrada entre a prática e a teoria. Todas as dicas de preparo de material educacional multimídia são acompanhadas de justicaficativas teóricas - de forma muito clara - baseadas nos estudos mais recentes sobre multimídia e cognição.

Pessoas aprendem melhor com gráfico e palavras do que apenas com o texto na tela. Essa idéia - “Princípio de Multimídia” – é que vai nortear toda a escrita do livro.


É um livro essencial para todos aqueles que trabalham com o modelo de sala de aula virtual síncrona. Ao contrário do que as pessoas pensam, essas aulas não precisam ser chatas e enfadonhas, muito pelo contrário, além de promoverem uma aprendizagem efetiva, podem também ser motivantes.

A melhor experiência em sala de aula virtual síncrona que tive foi em aulas de inglês no Englishtown. As aulas eram sempre tão interativas que eu nem percebia o tempo passar. Tudo depende de técnicas e conhecimento teórico sobre como o aluno recebe e processa a informação a partir da tela de um computador. É exatamentamente isso que a autora propõe a ensinar, planejar uma aula síncrona utilizando da melhor forma os recursos que esses ambientes geralmente disponiblizam; como áudio, vídeo, whiteboard, pesquisas, entre outros, tudo para promover uma aprendizagem efetiva e com participantes engajados durante todo o evento.

Para mim esse livro tem uma importância fundamental, uma vez que o projeto de EAD da Justiça do Trabalho, no qual atuo na coordenação, tem o Adobe Connect como um dos principais recursos tecnológicos.

Outro livro da Colvin que você não pode deixar de ler é E-Learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning.

0 comentários:

Postar um comentário