domingo, 3 de fevereiro de 2008

Webinaria - Software para criação de tutoriais em vídeo

webinaria

Webinaria é um programa de captura de tela para demonstração de softwares e criação de tutoriais. É simples de usar e possui os recursos básicos que uma ferramenta desse tipo deve oferecer, como gravação de áudio e vídeo, e inclusão de legendas.

A exportação é no formato Flash Video - FLV, que é compatível com o You Tube e com a maioria dos sites de hospedagem de vídeos, embora você possa fazer a publicação no próprio site do Webinaria.

Por enquanto o Webinaria é modesto em recursos e não chega nem perto de outros programas da mesma categoria, como o Adobe Captivate e o Camtasia, até mesmo porque acredito que este não é o propósito.

Para quem não precisa de muita sofisticação e não quer desembolsar algo por volta de 300 a 600 dólares por um programa mais robusto, o Webinaria pode cair como uma luva. Você pode utilizar a versão free, com restrições de funções, ou desembolsar 35 dólares para ter acesso a todas as funcionalidades da ferramenta.

Um uso alternativo seria utilizá-lo para criar apresentações narradas em programas como o Power Point. Fiz o teste e, como era esperado, funcionou tranquilamente.

6 comentários:

  1. Adorei a sugestão vou testar...

    Um abraço,
    Vanessa

    http://ciberespaconaescola.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Existe uma versão free do Camtasia. É a versão 3, que conta ainda com um Addon para o powerpoint.

    ResponderExcluir
  3. Oi Serra,
    Legal a dica, vou procurar e baixá-lo .
    abs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o teu blog. vou testar o Webinaria, e fazer algumas apresentações em PPT para aulas de matemática. Será que dá certo?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Caco,
    Não é o forte dele isso, mas pode ser usado de forma alternativa para esse tipo de trabalho. Coloca o ppt em tela cheia e faz a gravação por cima.
    Talvez seja até melhor o utilizar o Wink.
    Não sei se a versão 3 do Camtasia (inddicado pelo Serra) tem recurso de importar ppt. a versão mais recente tem como certeza, embora seja paga :(

    abs

    ResponderExcluir