quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Por uma Tecnologia Educacional Retrô



Webquest é uma metodologia maravilhosa que no frenesi das novidades acabou ficando esquecida no tempo. A ideia central é o aproveitamento dos conteúdos já disponíveis na grande Rede para uso pedagógico na forma de tarefas disponibilizadas na própria Internet.

Em 1995, Bernie Dodge antecipou, de certa forma, aquilo que hoje chamam de curadoria de conteúdo. Ora, o que é uma webquest senão uma verdadeira forma de curadoria de conteúdos, onde o professor filtra e apresenta conteúdos qualificados para uso pedagógico?   Praticamente todos os sites brasileiros que tinham webquests publicadas estão fora do ar. Hoje, considerando as facilidades tecnológicas e possibilidade de interconectar fontes diversas de conteúdos, as webquests poderiam ser criadas e distribuídas para as mais diversas plataformas. Trata-se de uma possibilidade simples, barata e eficaz de integrar as tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem.

Para reviver as webquests, visite http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-book Recriando a Educação

Recriando a Educação é a versão em português do livro Redesign Education, que reúne reflexões, aprendizagens e experiências sobre os p...