terça-feira, 7 de maio de 2013

Vida longa aos Blogs e aos Podcasts na Educação




No último sábado, 4/5, ministrei um Workshop de Blog no PIBID-UFPR, uma experiência que me fez perceber o quanto essa tecnologia ainda é alvo de interesse dos professores e o quanto é necessário continuar investindo na formação para a sua apropriação pedagógica. Até o final de semana pretendo liberar o conteúdo da oficina e recursos adicionais.

O vídeo acima mostra duas experiência de uso de blog e podcast em aulas de Português e Espanhol e apresenta também as principais características da Sociedade da Informação.

Tanto o blog quanto o podcast como recursos educacionais foram mídias bastante populares no início da chamada Web 2.0. No entanto, o grande número de recursos tecnológicos que surgiram na sequência acabou tirando-os um pouco do centro das atenções dos especialistas, fato verdadeiramente lamentável, pois esses são recursos educacionais poderosos nas mãos de professores e alunos, haja vista os resultados das experiências pedagógicas relatadas no vídeo.

Nesses exemplos, gostaria de destacar a intenção pedagógica clara dos professores, aspecto central quando falamos de tecnologia na educação.

Em ambas as situações, os resultados são bem interessantes. O uso do blog e podcast na sala de aula favoreceu maior contato com os conteúdos, a aprendizagem colaborativa, o engajamento, a pesquisa, a melhoria do rendimento, a curiosidade para o aprendizado, a autonomia, o senso crítico e a capacidade de expressão.

Vida longa aos blogs e aos podcasts!


2 comentários:

  1. Podcasting is the ability to create or listen to audio or video content either live or downloaded for later use. A college podcast is similar to a radio show in that each show consists of a series of individual episodes you can listen to on your computer or on a digital audio player like an iPod. What distinguishes a podcast from a traditional radio show is that you can listen to a podcast whenever and wherever you want to, and you can subscribe to a podcast series so when a new episode is available, it automatically downloads to your computer.

    ResponderExcluir
  2. Prezados,
    Até 9 de agosto, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Universidade Estadual de campinas (UNICAMP). Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador. Acesse: www.olimpiadadehistoria.om.br

    ResponderExcluir