terça-feira, 7 de maio de 2013

Vida longa aos Blogs e aos Podcasts na Educação




No último sábado, 4/5, ministrei um Workshop de Blog no PIBID-UFPR, uma experiência que me fez perceber o quanto essa tecnologia ainda é alvo de interesse dos professores e o quanto é necessário continuar investindo na formação para a sua apropriação pedagógica. Até o final de semana pretendo liberar o conteúdo da oficina e recursos adicionais.

O vídeo acima mostra duas experiência de uso de blog e podcast em aulas de Português e Espanhol e apresenta também as principais características da Sociedade da Informação.

Tanto o blog quanto o podcast como recursos educacionais foram mídias bastante populares no início da chamada Web 2.0. No entanto, o grande número de recursos tecnológicos que surgiram na sequência acabou tirando-os um pouco do centro das atenções dos especialistas, fato verdadeiramente lamentável, pois esses são recursos educacionais poderosos nas mãos de professores e alunos, haja vista os resultados das experiências pedagógicas relatadas no vídeo.

Nesses exemplos, gostaria de destacar a intenção pedagógica clara dos professores, aspecto central quando falamos de tecnologia na educação.

Em ambas as situações, os resultados são bem interessantes. O uso do blog e podcast na sala de aula favoreceu maior contato com os conteúdos, a aprendizagem colaborativa, o engajamento, a pesquisa, a melhoria do rendimento, a curiosidade para o aprendizado, a autonomia, o senso crítico e a capacidade de expressão.

Vida longa aos blogs e aos podcasts!


Nenhum comentário:

Postar um comentário