segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Educopédia: aulas digitais no Rio de Janeiro

Bastante interessante o projeto Educopédia desenvolvido pela Secretaria da Educação Municipal do Rio de Janeiro. Pelo que pude perceber, os alunos, os professores e os gestores cariocas estão bastante motivados com os resultados. Em pesquisa realizada com professores, 61% dizem que a aprendizagem por meio da educopédia foi excelente ou muito boa, 76% dizem que a participação dos alunos aumentou. Para os estudantes, 46 % afirmam que aulas ficaram mais interessante e 66% acham a educopédia excelente ou muito boa.

A Educopédia é um excelente exemplo de como os recursos digitais podem colaborar para a melhoria do do ensino-aprendizagem  na sala de aula presencial quando há gestão e participação do professor.


A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. As aulas incluem planos de aula e apresentações voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas possui temas, competências e habilidades contempladas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.


2 comentários:

  1. Eri, há alguns meses me aproximei da SME-RJ para conhecer mais de perto o que estava sendo feito por lá. Hoje estou acompanhando tudo de dentro. Na verdade, a Educopédia é apenas um dos projetos, há muitas outras coisas interessantes como Escolas do Amanhã http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=2281501 RioEduca http://www.rioeduca.net/ cf. + http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/listaconteudo?search-type=acoes Algo de muito especial está acontecendo na Secretaria Municipal do Rio e é uma honra estar acompanhando isso de perto.

    ResponderExcluir
  2. Muita coisa boa por lá, Eri, além da Educopédia. Estou acompanhando por dentro e procurando colaborar com algumas ações, ano que vem tem +!

    ResponderExcluir