segunda-feira, 18 de maio de 2009

Inteligência Coletiva e Educação

Discutir a inteligência coletiva no âmbito da educação é o propósito do Grupo Nós, do qual eu sou um dos membros fundadores.

Uma curiosidade do Grupo Nós é que ele nasceu em dinâmicas que tinham por objetivo alavancar a inteligência coletiva na disciplina Ensinando em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ministrada pela Profa. Dra. Vani Kensky, no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP.

Consideramos fundamental a discussão sobre inteligência coletiva e educação neste momento em que caminhamos para um grau de conectividade, por meio das redes digitais, nunca antes vivenciada pela humanidade. Eu sou suspeito para falar, pois tenho um carinho e interesse especial por esse assunto, uma vez que é também meu tema de estudo no mestrado.

Tecnologias de internet preparam a infraestrutura necessária para a emergência da inteligência coletiva, mas como comentei no post "A valorização da compentências pela IC": "Será preciso que as escolas se tornem um exemplo de colaboração em todas as suas dimensões. Os professores precisarão se tornar engenheiros do laço social, pois isso sim será fundamental para a emergência da inteligência coletiva na Educação."

Para saber mais sobre o Grupo Nós visite o nosso blog e site.

Espero vocês por lá!

0 comentários:

Postar um comentário