sábado, 8 de dezembro de 2007

Italiano em podcast

Proliferam os cursos de idiomas que fazem uso de podcast. Já publiquei aqui mesmo o http://www.eslpod.com/ e http://www.chinesepod.com/ , especializados no ensino do inglês e do mandarim, respectivamente.

A dica de hoje vai para quem pretende iniciar ou manter-se atualizado na língua italiana. Centenas de episódios podem ser ouvidos e baixados gratuitamente no site Learn Italian Pod, http://www.learnitalianpod.com/ . Um ponto negativo - e importante - é que em todos eles as orientações são em inglês. Infelizemente não conheço iniciativas em português. Uma pena!!!

Professores de idiomas podem encontrar nesses e em outros sites uma ótima possibilidade de expandir conceitos e vocabulários estudados em sala de aula. Uma das grandes vantangens dessa mídia é a sua portabilidade, além de ser sociamente amigável, já que o uso de arquivos no formato mp3 está incorparado ao nosso dia-a-dia, seja no aparelho de som de automóveis ou em tocadores de mp3.

Bom estudo!

3 comentários:

  1. Boa dica Erigleidson! Podcasts são uma excelente ferramenta. Já aprendi um pouco de Japonês e Mandarin desta forma.

    Uma dica que deixo para os professores à distância da área de idiomas é o Myngle.com. Esta é uma nova plataforma onde professores cadastram-se para dar aulas ao vivo para qualquer aluno do mundo.

    Basta o professor criar seu curso em slides (Powerpoint ou OpenOffice) e depois colocá-lo em seu perfil. Ótima dica para professores que querem trabalhar online.

    Se quiser mais informações, pode passar lá no site (myngle.com) ou me mandar um email.

    Abraço, Danilo (danilo @ myngle.com)

    ResponderExcluir
  2. Escrevi um artigo sobre isso, e fiz uma lista desses Podcasts de Idiomas:
    http://www.racum.com/artigos/cursos-de-idiomas-em-podcast/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ronaldo,
    Obrigado pela excelente dica. Irei fazer uma chamada no meu blog para seu artigo.
    Muito obrigado
    Abs

    ResponderExcluir