sexta-feira, 9 de julho de 2010

O mito do super nativo digital: uso excessivo de tecnologia causa déficit de atenção



Aos poucos, começa-se a separar os mitos das verdades, os achismos das evidências científicas. Contrariando a idéia do super nativo digital, estudos e mais estudos começam a revelar os prejuízos cognitvos frutos do uso excessivo de tecnologias. Pelo que parece, o cérebro não está tão adaptado assim aos excessos tecnológicos, e não precisa muito para aparecer as primeiras consequências. Uma pesquisa divulgada hoje no site Olhar Digital revela que  "crianças que passam mais de duas horas (limite recomendado pela Academia Americana de Pediatria) em frente à TV, jogando videogame ou zapeando entre os canais, podem ter mais dificuldades de concentração.". Veja matéria no site Olhar Digital.

Essa é mais uma questão que vai impactar a sala de aula e que merece toda a atenção da escola, professores e país. 

Será que esse tipo de déficit de atenção já afeta a sua sala de aula? Coloquei a seguinte enquete ao lado: 

NA SUA SALA DE AULA, VOCÊ JÁ TEVE OU DESCONFIA DE ALGUM CASO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO LIGADO AO USO DE TECNOLOGIAS?



2 comentários:

  1. Isso é fato no cotidiano escolar este tese não tem requintes de inedistimo algum somente põe em evidencia o que está acontecendo ao nosso redor uma geração multifuncional, isto é, que faz várias coisas ao mesmo tempo ainda mais do que nunca o papel do professor se tornou mais importante quanto agora para mediar a informação e ensinar esta geração que é preciso espaço para o pensamento critico e reflexivo onde tais estudos somente comprovam essa necessidade posto evidência.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleber,
    Vc tem toda razão quando destaca a importância do professor p lidar com essas questões e de um espaço para o pensamento crítico. O grande desafio para a comunidade escolar não é tecnológico, mas comportamental.
    Abs
    Eri

    ResponderExcluir