sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mídias Sociais e currículo: a busca pela integração

O vídeo abaixo mostra experiências e o ponto de vista de professores sobre o uso de mídias socias na sala de aula. (ative o recurso CC de legenda e tradução)



A pesquisadora Lewis Chyntia resume muito bem os motivos pelos quais deve-se  integrar as mídias sociais ao processo de ensino-aprendizagem na sociedade pós-moderna:
  1. Conseguir a atenção e aumentar a participação;
  2. Preparar os alunos para o novo paradigma comunicacional.
Além desses dois motivos, posso dizer, também, que as mídias sociais são espaços privilegiados para a inteligência coletiva e criatividade, e constituem um verdadeiro palco para uma proposta pedagógica que aqui chamo de dionísica, pois assim é a pós-modernidade.

O que as mídias sociais colocam em jogo é a estética dos ambientes de aprendizagem: linear para a rede. A questão agora é "como a escola pode se adaptar ao modelo da rede?".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relatório Innovating Pedagogy

  Lançada a versão 2019 da sétima edição do relatório Innovating Pedagogy , produzida pela Open University com a colaboração de pesquisad...