quinta-feira, 21 de abril de 2016

Recomendações do MIT para a Educação Online no Ensino Superior

Recentemente lançado pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT, o relatório Online Education: A catalyst for higher Education Reforms faz recomendações para fomentar a Educação on Line no Ensino Superior. 





As quatro recomendações sugeridas foram:

1: Aumentar a colaboração interdisciplinar entre as áreas de Pesquisa em Ensino Superior, usando uma agenda de investigação integrada.

O MIT defende a interdisciplinaridade para dar conta dos desafios da Educação, sugerindo o diálogo entre áreas como ciências cognitivas, neurociência, tecnologia educacional, economia, entre outras.






2: Promover a Educação Online como um importante facilitador no Ensino Superior.

Além de ter destacado o potencial geral das tecnologias para o aprendizado, foram também pontuados potenciais específicos o "spaced learning" (aprendizagem intervalada), a aprendizagem baseada em games e o blended learning.


We find that such scaffolding is already providing value in online learning. In particular, many online learning environments provide spaced learning to improve retention, which allows students and teachers to focus on applying that learning to challenging problems. Other online learning environments employ game-based learning which can contextualize abstract concepts, and provide data on student challenges back to the teacher.

Com o relação ao blended Learning, o relatório aponta que essa modalidade pode aumentar a aprendizagem, requerendo uma reorganização da experiência da aprendizagem de modo que possam ser aplicados o melhor do ensino online e presencial.

We find that blended learning can enhance learning, and requires reorganizing the learning experience to apply the different strengths of online and face-to-face learning.




3: Apoiar e expandir a profissão de "Engenheiro de Aprendizagem".


Third, we recommend expanded use of learning engineers and greater support for this emerging profession.

Esta recomendação causou discussão na comunidade de designers instrucionais (
Should Instructional Designers Be Called ‘Learning Engineers’? ) já que para alguns, inclusive para mim, o termo é desnecessário uma vez que aquele que o MIT chama de "engenheiro de aprendizagem" já é amplamente reconhecido como designer instrucional.



4: Promover mudanças institucionais e organizacionais no Ensino Superior para aplicar essas reformas.


O sistema educacional atual está formatado de modo a dificultar a inovação. Neste tópico, apresenta o cenário atual e aponta as medidas institucionais necessárias para alavancar as mudanças necessárias, como a pesquisa, desenvolvimento de comunidades de inovadores, agentes de mudanças na universidades e desenvolvimento de modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário