quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Livro Ensino Híbrido



Organizado pelos Professores Lilian Bachich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisan, o livro Ensino Híbrido é uma publicação muito oportuna e necessária para todos os educadores de nosso tempo.

Como aponta o título do prefácio escrito pelo Prof. Armando Valente (PUC-SP), “o ensino híbrido veio para ficar”. Sim, veio para ficar porque acompanha a evolução natural da cultura.

O livro traz dez capítulos escritos por professores brasileiros que vivenciaram o ensino hibrido no Brasil como parte de um projeto conduzido pela Fundação Lemman. O Prof. José Moran assina o primeiro capítulo “Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje”. Os relatos positivos dos professores atestam a potencialidade do modelo para a personalização do aprendizado e autonomia do aluno.

Participei do curso baseado no mesmo conteúdo e durante 11 semanas ouvi depoimentos e assisti vídeos de situações reais que me deixaram mais convicto que o Ensino Híbrido é uma possibilidade para a educação dos dias atuais por estar em harmonia com as subjetividades e corpos da sala de aula. Ou seja, não se trata de um incremento meramente técnico.

O livro está organizado em 10 capítulos dispostos na mesma sequência do curso (http://www.fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido), cobrindo todos os aspectos relacionados a implantação do Ensino Híbrido: sua definição e modelos, a cultura da escola, os papéis do professor e do aluno,  os espaços e a tecnologia entre outros.

1 Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje.
2 Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação
3 Organização do espaço escolar
4 O professor no Ensino Híbrido
5 Espaços de Aprendizagem
6 Avaliação e a tecnologia: a questão da verificação
7 As tecnologias no Ensino Híbrido
8 Quando a inovação na sala de aula passa a ser um projeto de escola
9 A cultura Escolar na era digital
10 Planejando a mudança


Nenhum comentário:

Postar um comentário