sábado, 16 de janeiro de 2010

Congresso: Aprendizagem Baseada em problemas

Encontro discute aprendizagem baseada em problemas

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP sedia, de 8 a 11 de fevereiro, a sexta edição do Congresso Internacional PBL 2010, com o tema "Conectando Pessoas, Ideias e Comunidades", o congresso é realizado em parceria com a Rede Pan-Americana de Aprendizagem Baseada em Problemas.

Informações gerais podem ser obtidas no sítio do evento:
http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/index_pt.htm

O congresso se realizará na EACH-USP (Rua Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo).


PROGRAMAÇÃO
(O Programa final do Congresso Internacional PBL2010 estará disponível a partir de 15 de janeiro de 2010)

A sessão de abertura do congresso terá a Conferência do Prof. Lee Shulman, Professor Emérito da Stanford University e ex-presidente da Carnegie Foundation ocorrerá dia 8 de Fevereiro, às 20 horas, no Auditório Elis Regina do Centro de Convenções do Anhembi (anexo ao Hotel Holiday Inn). O Prof. Shulman é reconhecido internacionalmente por suas abordagens inovadoras sobre o ensino superior e como excelente conferencista.O encerramento do congresso ocorrerá na tarde de 11 de Fevereiro.

O programa será composto de workshops e apresentações sobre diferentes aspectos da Aprendizagem Baseada em Problemas. Além disso, algumas apresentações serão orientadas para as quatro áreas de conhecimento do congresso:

  1. Saúde e Medicina;
  2. Ciências Sociais e Humanidades;
  3. Engenharia e Ciências Aplicadas;
  4. Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional.

Os formatos das sessões são os seguintes: Conferências magistrais, Conferências das 4 áreas de conhecimento; Workshops Pré-congresso; Simpósios convidados e Simpósios submetidos; Workshops convidados e workshops submetidos; Discussão e Sessões de Redes Temáticas; Apresentação oral de Pesquisas e de Experiências; Apresentações Interativas de Pôsteres.


Alguns dos workshops e simpósios do PBL2010


Workshops

Implementing PBL: why is it so hard?
Peter Bouhuys (Maastricht University) and Scott Obenshain (University of New Mexico)

Designing and delivering collaborative interdisciplinary science courses in the 21st century
George Watson (University of Delaware)

Aprendizaje cooperativo
Luis Bretel (Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas)

Designing problems for motivation and engagement in the PBL Classroom
David Chapman (Samford University)

Using PBL in a Masters Degree course to improve the development of Professional engineers.
William Glew (Kingston University)

Problem Based Learning in Psychiatry and Psychology
Norbert Skokauskas (Trinity College, Dublin)

Introduccion de la idea de probabilidad mediante actividades colaborativas en la educacion superior
Augusta Osorio Gonzales, Felícita Doris Miranda Huaynalaya (PUCPeru)

Strategies for Improving Student Groups through the Use of Collaborative Strategies
Mark Serva (University of Delaware)

What Can We Learn About How Students Engage with Assessment Feedback in Problem-Based learning?
Kiefer Lee (Sheffield Hallam University)

Creating Problem Based Curriculum
John Mergendoller (Buck Institute for Education)

Montagem de embrião com papel dobradura como recurso educacional na aprendizagem ativa da embriologia humana
Maria Angélica Spadella. Maria Dalva Cesario, Ana Paula Manzatto, Danilo Patini de Souza (FAMEMA)

Anamorfose Prática
Claudemilson Santos, Cíntia D. Correia Figueiredo, Priscila Oyan Sotto, Fernanda Andrade da Costa (UNESP)

Exercício de Avaliação da Prática Profissional: avaliando competência através da observação do desempenho do estudante
Cleber José Mazzoni, Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Magali Aparecida Alves de Moraes, Maria Cristina Guimarães da Costa (Famema).

Estrategias didácticas activas y colaborativas en escenarios ABP
Carlos Fernando Vega Barona (Universidad Autónoma de Occidente)

Survival Skills for Tutors and Course Planners: How to Map out the Learning Process for Students in a PBL Course
Iris Mujica, Olive Wahoush (McMaster University)

Introducing PBL to K-12 and Undergraduate Educators
Patricia Marsteller, Jordan Rose, Molly Embree (Emory University)

PBL in an At-risk Middle School Science Classroom
Dericka DeLoney (Emory University)

Software gratuitos para crear paginas web y rubricas
Elfriede Victoria Inga Huamán (Peru)

O Uso de atividades didáticas baseadas em analogias nas aulas de biologia do ensino médio
Ingrid Pereira Piccini, Larissa Zancan Rodrigues, Eduardo A. Terrazzan (Ufsm)

Percepção espacial: corpo, som e desenho
Laura Pronsato (UFV)

Connecting Problem-Based Learning in a Standard-Based Classroom
Eleanor Lovelace (Emory University)

Using Models and Simulations in the Classroom from a Mathematical Biological Perspective
Gilberto Schleiniger, Prasad Dhurjati (University of Delaware)

Ferramentas para a Inovação Sistemática
Oswaldo Massambani (USP), Marcos Aurélio (UTFPar), Roberto Rotondaro (USP), José Terra (TerraForum), Paulo Rogério Correia (USP).



Simpósios


Políticas Públicas para o ensino superior
Myriam Krasilchik (USP), Ana Lúcia Gazolla (UFMG), Clélia Brandão (UCG, CNE).

Prácticas de aprendizaje servicio (APS) y aprendizaje basado en la solución de problemas orientados a la formación en ciudadanía activa en la universidad
Miquel Martinez (U. Barcelona, Espanha), Mercedes Oraison (Universidad del Nordeste, Argentina), Patrícia Junqueira Grandino (USP Leste, Brasil).

REMCI. Red Latinoamericana de Educación Moral y Ciudadana
Monica Taylor (England), José Alberto Mesa (Colômbia), Ulisses Araujo (Brasil), Mercedes Oraison (Argentina).

Tecendo novos territórios pedagógicos
Afira Vianna Ripper, Durival José Gasparoto (Unicamp, Brasil)

Projetos bem sucedidos de Educação Moral: em busca de experiências brasileiras
Maria Suzana Menin (UNESP), Patrícia Bataglia (Uniban), Valéria Arantes (USP), Raul Aragão Martins (UNESP).

O significado da avaliação em metodologias ativas de ensino e aprendizagem
Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner, Cassia Galli Hamamoto, Maria Cristina Guimarães da Costa, Silvia Franco da Rocha Tonhom, Anete Maria Francisco (Famema).

O ser humano em sua dimensão biológica: Metodologias ativas de ensino e avaliação na graduação em saúde em um contexto interprofissional.
Alexandre Valotta da Silva, Odair Aguiar Junior, Isabel Cristina Céspedes (UNIFESP)

O trabalho com problemas investigativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: observações da prática por um grupo de professoras
Lucia Helena Sasseron, Maria Helena Bertolini Bezerra, Sirleine Brandão de Souza, Maria Nizete Azevedo (USP, Brasil)

Desafios na implementação do curso de Engenharia Biomédica em ABP na PUC-SP
Ana Lúcia Manrique, Ely Antonio Tadeu Dirani, Luiz Carlos de Campos (PUCSP)



Workshops pré-congresso

O PBL2010 está oferecendo workshops pré-congresso, com o objetivo de introduzir e aprofundar conhecimentos sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas e outras Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Esta atividade é opcional, tem número limitado de vagas e não haverá tradução simultânea.

Local: Holiday Inn
Dia: 8 de Fevereiro
Horário: 14h às 18h
Valor do workshop: R$50,00
Para se inscrever você deve preencher o formulário de inscrição em workshop, e devolver o formulário devidamente preenchido e assinado para pbl2010@usp.br. Para acessar o formulário, clique aqui.

Workshops sendo oferecidos

Creating Community in the PBL Classroom
David Chapman (Samford University)

The PBL classroom requires students to move from passive consumers of knowledge to active participants in knowledge making. This session will provide experience in using a variety of methods to create classroom communities and to extend the classroom into the community, including problem-solving scenarios, video, scientific instruments, and visualization activities. Workshop will use a ?hands on? approach to using these methods. We will also discuss ways to facilitate the development of community in the classroom and to cope with students who resist such interactions.

Taking PBL to School
Patricia A. Marsteller, Jordan Rose (Emory University)

The primary goals of Problems and Research to Integrate Science and Mathematics (PRISM) are to transform K-16 science education by: 1) enhancing the teaching, communication, and research-dissemination skills of future faculty; 2) building sustainable university-community partnerships in which Emory students can be engaged; 3) enhancing teacher content knowledge and pedagogy skills; and 4) providing teachers and graduate students with opportunities and skills to take leadership roles in producing knowledge about pedagogical practice and to act as change agents within the K-16 educational system. In this workshop, we will introduce the PBL immersion case, present the syllabus and materials used to teach PBL case writing, and example cases from science, mathematics and PBL across the curriculum units.

Faculty development formats to introduce teachers to PBL
Peter Bouhuys (Maastricht University) and Hortensia Jiménez Díaz (Tecnológico de Monterrey)

PBL is a complex educational strategy. In order to implement this approach both faculty and students need preparation in order to be successful. In this workshop various formats will be demonstrated and participants are invited to develop their own ideas on how to introduce PBL to teachers.

Innovative Tools and Techniques to Enhance Creativity in your PBL Program: Connecting Design Thinking with Teaching and Learning
Reinhold Steinbeck (Stanford University), Dan Gilbert (Omaha Science Media Project)

Building on the work of globally distributed and place-based learning teams at Stanford University, participants in this workshop will learn about "Design Thinking", a user-centered and team-based approach to developing innovative ideas. We will gain hands-on experience with tools and techniques that teaching teams and students can use to build creative confidence. Participants will also generate specific ideas to implement in their PBL courses and programs at their home institutions.

Resolução de Problemas e pedagogia de projetos: a experiência da USP Leste
Ulisses F. Araújo, Ricardo Ricci Uvinha e Diamantino Pereira (USP Leste)
A USP Leste, ao aliar os processos de ensino e de aprendizagem baseados em PBL (ABP) à Pedagogia de Projetos, por meio da criação de um espaço obrigatório no currículo de seus 10 cursos de graduação, busca criar um ambiente acadêmico rico e inovador, que atenda aos anseios e interesses de seus estudantes e da sociedade em geral. Este workshop fará com que os participantes experienciem processos semelhantes aos vividos pelos estudantes da USP Leste em projetos de resolução de problemas vinculados às comunidades do entorno da universidade.

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