sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Piaget e a Educação Ativa

Neste vídeo, Piaget diz que podemos classificar a educação em duas categorias principais: a educação passiva, baseada na memorização mecânica, e a ativa, baseada na compreensão inteligente e na decorberta, e questiona sobre qual o tipo de educação que estamos fazendo.

“We can classify education into two main categories: passive education relying primarily on memory, and active education relying on intelligent understanding and discovery. Our real problem is what is the goal of education? Are we forming children who are only capable of learning what is already known? Or should we try to develop creative and innovative minds capable of discovery from the preschool age on through life?”




É impressionante e triste chegarmos em pleno século XXI, depois de tantas descobertas sobre aprendizagem humana feitas pela psicologia cognitiva, e constatarmos que a escola ainda esteja presa a um modelo educacional baseada predominantemente em fundamentos behaviorista, que valoriza apenas o armazenamento passivo da informação, portanto uma informação totalmente fugaz e sem aderência à estrutura cognitiva do sujeito, e com baixo grau de utilização em processos criativos. Não é nenhuma surpresa que isso aconteça, já que os temas disseminados em sala de aula pelos livros didáticos são descolados da realidade dos alunos, que por sua vez não possuem os conceitos subsunçores necessários à aprendizagem significativa.

A situação é pior do que sugere Piaget quando questiona: "Nos estamos formando crianças que são apenas capazes de aprender o que já é conhecido?"

Digo eu: Piaget, estamos antes disso, a educação de hoje ainda está sendo incapaz até de fazer as crianças aprenderem o que já é conhecido, sequer podemos falar de estoques de inteligência potencial. Assim, também não podemos falar de educação emancipadora.

A mim e a vocês interessa responder a seguinte questão: como potencializar a aprendizagem significativa e a inteligência cinética (do processo criativo) por meio das tecnologias de internet?

Um comentário:

  1. Encontrei o seu website e achei que seria muito útil que divulgasse a nossa iniciativa:

    O planeta energia: recursos didácticos para a infância sobre energia e alterações climáticas. Uma ferramenta para educadores e crianças recorrendo à arte e à interactividade disponível em

    www.oplanetaenergia.eu

    ResponderExcluir