O Howard Rheingold, assim como o Henry Jenkins, tem insistido em dizer que as competências em novas mídias não se resumem simplesmente ao acesso à tecnologia, ou melhor, a sua mera manipulação, o que é totalmente verdade e até certo ponto banal. Mas tanto um quanto o outro faz um mapeamento das compentências (essential media literacies) necessárias ao cidadão do século XXI. No vídeo abaixo, Rheingold aponta as seguintes: atenção, participação, colaboração e consumo crítico. (Ver post no blog Spotlight)
Desenvolver competências em novas mídias é o que irá nos separar dos macacos de Andrew Keen (ver post Por uma inteligência para além dos macacos de Andrew Keen). Para a escola essa é uma questão crítica, tendo em vista sua função típica: educar o cidadão para o seu tempo.
É consenso entre os educadores que a desenvoltura dos nativos digitais com as tecnologias não garante em hipótese alguma que eles estão usandos suas habilidades para o aprendizado. Sim, concordo. Mas se eles não sabem quem vai ensinar? É evidente a importância do papel do educador como agente promotor do desenvolvimento dessas competências citadas pelo Rheingold, que são mínimas.
21st century media literacies from JD Lasica on Vimeo.
Uma das faces do apartheid digital caracteriza-se essencialmente por aqueles que sabem e os que não sabem o que fazer com essas novas tecnologias. Isso passa pela necessidade de saber pesquisar, filtrar e discernir o que é relevante para o crescimento pessoal e do coletivo.Desenvolver competências em novas mídias é o que irá nos separar dos macacos de Andrew Keen (ver post Por uma inteligência para além dos macacos de Andrew Keen). Para a escola essa é uma questão crítica, tendo em vista sua função típica: educar o cidadão para o seu tempo.
É consenso entre os educadores que a desenvoltura dos nativos digitais com as tecnologias não garante em hipótese alguma que eles estão usandos suas habilidades para o aprendizado. Sim, concordo. Mas se eles não sabem quem vai ensinar? É evidente a importância do papel do educador como agente promotor do desenvolvimento dessas competências citadas pelo Rheingold, que são mínimas.
Um livro e post interessante, que se conectam com essa discussão é "Competencias para aprender a aprender", está no PaloTIC.es.
ResponderExcluirRealmente as competencias com as novas mídias vai além de conhece-las... perpassando por utiliza-las de maneira correta e eficaz.
ResponderExcluirabração
visite-nos
Gente, obrigado pelos comentários e dicas.
ResponderExcluirFico muito agradecido.
Forte abraço
Eri