sábado, 15 de agosto de 2009

Competências em novas mídias

O Howard Rheingold, assim como o Henry Jenkins, tem insistido em dizer que as competências em novas mídias não se resumem simplesmente ao acesso à tecnologia, ou melhor, a sua mera manipulação, o que é totalmente verdade e até certo ponto banal. Mas tanto um quanto o outro faz um mapeamento das compentências (essential media literacies) necessárias ao cidadão do século XXI. No vídeo abaixo, Rheingold aponta as seguintes: atenção, participação, colaboração e consumo crítico. (Ver post no blog Spotlight)

21st century media literacies from JD Lasica on Vimeo.

Uma das faces do apartheid digital caracteriza-se essencialmente por aqueles que sabem e os que não sabem o que fazer com essas novas tecnologias. Isso passa pela necessidade de saber pesquisar, filtrar e discernir o que é relevante para o crescimento pessoal e do coletivo.

Desenvolver competências em novas mídias é o que irá nos separar dos macacos de Andrew Keen (ver post Por uma inteligência para além dos macacos de Andrew Keen). Para a escola essa é uma questão crítica, tendo em vista sua função típica: educar o cidadão para o seu tempo.

É consenso entre os educadores que a desenvoltura dos nativos digitais com as tecnologias não garante em hipótese alguma que eles estão usandos suas habilidades para o aprendizado. Sim, concordo. Mas se eles não sabem quem vai ensinar? É evidente a importância do papel do educador como agente promotor do desenvolvimento dessas competências citadas pelo Rheingold, que são mínimas.




3 comentários:

  1. Um livro e post interessante, que se conectam com essa discussão é "Competencias para aprender a aprender", está no PaloTIC.es.

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  2. Realmente as competencias com as novas mídias vai além de conhece-las... perpassando por utiliza-las de maneira correta e eficaz.

    abração


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  3. Gente, obrigado pelos comentários e dicas.
    Fico muito agradecido.
    Forte abraço
    Eri

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