quinta-feira, 21 de maio de 2009

Artigo Inteligência Coletiva e Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Acaba de ser publicado na Revista Udesc Virtu@l o artigo de autoria do Gruo Nós "Educação na Cibercultura: comunidades de aprendizagem para mobilização da inteligência coletiva"

Resumo
O ciberespaço e a cibercultura alteraram as formas de socialização, de transmissão e de aquisição de saberes. A conectividade permitida pelo ciberespaço trouxe o compartilhamento de idéias e a construção de conhecimento em rede. A liberação do pólo da emissão, o princípio da conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais favorecem a emergência da Inteligência Coletiva, cuja aplicação na educação podem ser percebida, por exemplo, em Comunidades Virtuais de Aprendizagem, as quais pressupõem um sujeito ativo e abandonam a pedagogia da transmissão, baseada na distribuição de informações, na transmissão de conteúdos e na memorização mecânica. A Inteligência Coletiva no ciberespaço, na verdade, potencializa uma situação já existente: conceitos e idéias circulam entre nós e é difícil apontar a quem pertencem. Haverá autoria exclusiva ou as idéias são reconfigurações daquilo já existentes e fruto de dialogismos?

2 comentários:

  1. Pessoal,
    sou estudante da UNESP e acabei de ler o texto. Achei-o muito interessante!
    Tenho lido algumas obras de Lèvy já há alguns anos, das mesma forma que outros autores de áreas distintas como por exemplo Zigmunt Bauman e uma que, na minha opinão deve sempre ser lembrada, a Marilena Chauí.
    Concordo com vocês a respeito das idéias da inteligencia coletiva, quando inserida no ciberespaço, mas creio que devemos pensar muito também na importancia do plano físico escolar.
    Achei muito legal a parte em que voces discorrem sobre o educador como um "arquiteto do conhecimento". Também acho que à nós cabe conseguir relacionar conhecimento com a realidade dos aluno, tornando este saber algo mais prático nesta via de duas mãos que é o aprendizado.
    Bem, esta foi só a opinião de um cara que ainda nem se graduou hehehe

    Abraços pra vocês

    Denis Gascó

    ResponderExcluir
  2. Oi Denis,
    Ótima colaboração. Agradecemos os seus comentários.
    Vc tem toda razão quando destaca a importância de pensar a inteligência coletiva no plano físico. Apenas é um opção do Grupo focar na ativação da IC no ciberespaço.
    Mais um vez obrigado e volte sempre por aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir