domingo, 19 de abril de 2009

Relatório FGV: Motivos da Evasão Escolar




""A falta de interesse pela escola é o principal motivo que leva o jovem brasileiro a evadir. A pesquisa Motivos da Evasão Escolar, lançada nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas - FGV-RJ, revela que 40% dos jovens de 15 a 17 anos que evadem deixam de estudar simplesmente porque acreditam que a escola é desinteressante. A necessidade de trabalhar é apontada como o segundo motivo pelo qual os jovens evadem, com 27% das respostas, e a dificuldade de acesso à escola aparece com 10,9%."
Relatório disponível em http://www.fgv.br/cps/tpemotivos/

5 comentários:

  1. Olá Eri, o desinteresse vem em razão de o ensino Médio se preocupar em somente preparar o aluno para prestar o vestibular. É um absurdo você utilizar três anos da vida escolar para prestar um único exame.
    Está mais do que na hora de acabarem com o Vestibular de uma vez por todas. Ouvi esta semana que estão querendo substituir o vestibular pelo Enem. Acho que dos males o menor.
    beijinhos e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cybele,
    Que bom vê-la por aqui.
    O que vc levantou realmente pode ser um dos motivos do desinteresse. É preciso conectar a escola com vida e não apenas com o vestibular. A escola deve abrir espaço para a criatividade e para a emergência da inteligência coletiva, afastando-se de abordagens que focam a repetição e mera memorização.
    Volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo entrar no link da fonte da informação (FGV). Está a pedir senha

    ResponderExcluir
  4. Bruno, lamentável que este relatório esteja fechado. Andei procurando em outros locais na internet mas todos apontam para esse mesmo link. Se você mandar um e-mail para a FGV talvez eles te mandem o documento.
    Abs
    Eri

    ResponderExcluir
  5. OLÁ,
    NÓS TENDEMOS A ASSOCIAR OS FATOS A FALTA DE ATRATIVIDADE DA ESCOLA, E É.MAS,ESSES SÃO SINTOMAS DO HISTÓRICO FRACASSO ESCOLAR, PORQUE NÃO HÁ DEMOCRÁCIA DE FATO NO NOSSO PAÍS, AFINAL NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O FRACASSO SIGNIFICA PARA A ELITE O SUCESSSO, JÁ QUE A INTENÇÃO É QUE O POVO CONTINUE ALIENADO. É INCRÍVEL E ABSURDA A NOSSA ESCOLA PÚBLICA: NÃO CONSEGUE FORMAR O ALUNO NEM PARA A VIDA NEM PARA O VESTIBULAR, SENDO QUE EXISTE UMA LEI MARAVILHOSA DANDO SUBSIDIOS PARA ISSO.
    É PRECISO CONSCIÊNCIA POLÍTICA, MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO DE TODOS PARA QUE ESSE QUADRO MUDE, PARA QUE ACONTEÇA A GARANTIA DE PERMANENCIA DESSES JOVENS NA ESCOLA COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, QUE PREPARE PARA A VIDA E PARA O VESTIBULAR, QUE JÁ TEM UMA ELITE GARANTIDA EM SEUS QUADROS.

    TANIA

    ResponderExcluir