quarta-feira, 23 de julho de 2008

Knol é a Wikipedia melhorada do Google

Quem se queixa da falta de credibilidade dos artigos publicados na Wikipedia tem agora o Knol, a recém lançada enciclopédia colaborativa do Google. Knol é a abreviação para "knowledge", conhecimento em inglês.

O projeto utiliza o mesmo princípio de Inteligência Coletiva (IC) da famosa Wikipedia, embora tenhavantagens bem significativas quando comparada a essa, sendo a principal delas a publicidade da autoria. Dessa forma, os visitantes podem avaliar a credibilidade da informação com base no perfil do autor.

O Knol também inaugura o conceito chamado de "colaboração moderada" pelo Google, onde qualquer leitor poderá fazer edições sugestionadas ao artigo, que o autor pode aceitar, rejeitar ou modificar para inclusão no site.

Vejo essa possibilidade de “colaboração moderada” não como um fator limitante da criação de Inteligência Coletiva, mas como um refinamento dessa.

O site também incorpora recursos de comunidades, sendo possível que os usuários enviem comentários, classifiquem e façam reviews sobre o conteúdo do Knol.

E quanto ao potencial educacional dessa ferramenta? Eu vejo algumas possibilidades, por exemplo:

  • Escolas podem incentivar seus professores a publicarem temas de aula no Knol, construindo dessa forma uma rica base de informações;
  • Professores podem utilizar o Knol com ferramenta de escrita colaborativa com seus alunos;
  • O Knol pode ser uma fonte de pesquisa mais confiável que a Wikipedia, já que os artigos são assinados.
  • Pesquisadores e estudiosos em geral podem dar uma maior visibilidade as suas idéias e aos seus achados sem perder a autoria no processo de colaboração como na Wikipedia, além de ter o potencial de visibilidade infinitamente maior que um site pessoal ou um blog.
Espero que vocês descubram outras possibilidades de uso para o Knol dentro e fora da sala de aula.

7 comentários:

  1. Oi, José Eri;
    muito boa esta notícia e suas sugestões são ótimas. Com certeza vamos utilizá-las e descobrir muitas outras formas de uso.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fátima,
    Tb gostei muito do Knol, estava esperando por isso faz um bom tempo. Como falei, acredito que poderá ser uma ótima ferramenta nas mãos dos educadores.
    Compartilhe conosco suas experiências.
    Abraçosss

    ResponderExcluir
  3. Olá Eri, obrigada pela notícia. Sou graduanda em pedagogia e na verdade preciso de muito estímulo para continuar aprendendo novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  4. Oi Soninha,

    Que bacana sua escolha profissional :) Como futura Pedagoga sua responsabilidade é muito grande, vc e seus amigos estarão ditando o modelo de educação em fututo próximo, um futuro onde as tecnologias digitais estarão cada vez presentes. Tenho muita esperança que sua geração consiga se apropriar dessas novas tecnologias para criar cada vez mais situações de aprendizagem significativa.
    Vc conhece o site Vivência Pedagógica? Lá vc irá encontrar milhares de pedagogos e professores interessados em novas tecnologias.
    Obrigado pela visita e volte sempre que desejar, será um prazer tê-la por aqui.

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eri!

    Você saberia dizer como é o procedimento de publicação dos artigos. Digo, por exemplo, basta eu enviar (ou já publicar) um artigo dizendo que sou fulano que eles (ou eu) publicam?

    Pergunto porque é muito válida esta identificação, mas como garantir que alguns internautas não se apresentem como outros? '

    beijos jaci

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaci,
    O processo de publicação é simples, quando for publicar um Konl vc terá que usar sua conta do Google, por isso é muito importante vc manter seu perfil do Google atualizado. O Google tb irá validar os autores por meio de número de telefone ou dados de cartão de crédito, mas por enquanto parece que ainda não vale para o Brasil.
    Um coisa que ainda nao ficou muita clara para mim é como eles vão fazer essa moderação.
    Jaci, veja essa notícia aqui que vai te esclarecer mais coisas http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/07/23/google-anuncia-projeto-de-colaboracao-coletiva-inspirado-na-wikipedia/

    bjss

    ResponderExcluir
  7. É Eri,
    acabei vendo isso na parte de verificação. Interessante esta história deles checarem, se a gente quiser. Eu publiquei um texto, mas o conteúdo não apareceu. Vai ver não é na hora... O lance é aguardar pra ver...
    obrigada
    bjs

    ResponderExcluir