sexta-feira, 11 de abril de 2008

Seus arquivos on-line

Nunca foi tão barato barato armazenar arquivos digitais. Graças a isso, proliferam boas opções para o armazenamento e o compartilhamento de arquivos na web.

Esse tipo de serviço me atrai muito, porque além de permitir o acesso aos meus documentos de qualquer computador conectado à internet, não preciso ficar paranóico com a possibilidade de perder meu pen drive.
Selecionei algumas boas opções que vocês poderão testar. Estou experimentando todas elas, sendo as minhas preferidas o Adrive, pelo espaço em disco, e o Idrive, pelo seu indispensável recurso de sincronização.

Hoje mesmo subiu quase um giga de arquivos para o Idrive. Um das minhas metas cibernéticas é colocar tudo que tenho no meu computador num servidor remoto.
Sejam criteriosos na hora de escolher um serviço desse tipo. Empresas novatas podem oferecer vantagens iniciais, mas ninguém garante que estarão operando daqui a 30 anos.
Aí vão as dicas do Webparaeducadores para vocês:


O SkyDrive é mais uma ferramenta da família Windows Live. Oferece 5 giga de espaço em disco. Seu ponto forte é a segurança. Aqui para nós, vai ser difícil a Microsoft perder seus arquivos, a chance disso acontecer no seu computador é muito maior.

Outra excelente opção é o A-Drive da America On Line - AOL. Esse serviço segue o mesmo mesmo esquema do SkyDrive, seu diferencial está na quantidade de espaço oferecido, que é de 50G. Isso mesmo, c-i-n-q-ü-e-n-t-a. Outra vantagem em relação ao serviço da Micorsoft é que por meio de uma aplicaçao em Java você pode subir uma pasta inteira, evitando dessa forma que você selecione arquivo por arquivo, o que é muito chato e pouco produtivo.

Apesar de não ter a fama dos concorrentes, o I-Drive oferece 2G free, que pode subir para 12G se você enviar convites para os seus contatos.
O Idrive possui características bem interessantes, como recursos de up load sem a necessidade de ir até o site, sincronização e restauração. Tudo funciona perfeitamente.
adobe_shareA Adobe também tem seu produto, o recém lançado Adobe Share. O site ainda encontra-se na sua versão beta 1, talvez por isso ofereça tão pouco espaço em disco, apenas 1G :( . Com visual bem acabado, oferece uma interface em flash para o gerenciamento e a visualização de arquivos compartilhados. Também possui um conversor para o formato PDF.



2 comentários:

  1. Eu também já migrei, Eri. Uso o Mozy (que já me salvou de muitos problemas nos últimos meses) - uso a versão paga, US$ 5.00/mês sem limites, e o backup grátis do Windows (que não dá para o gasto). A vantagem não é só a facilidade e confiablidade do backup, mas o fato de você poder ler seus arquivos em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  2. Hummm faltou nessa lista o Mozy. Ainda não o utilizei, mas vou fazer um teste com esse danado. Não tinha percebido que ele tb tem um client, isso faz muita diferença.

    ResponderExcluir