quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Lévy e Educação


Num breve vídeo publicado no Youtube Pierre Lévy faz reflexões importantes acerca da EAD e da escola.

Destaco a seguinte colocação feita no vídeo quando refere-se à escola:

"Não se trata de se adaptar às tecnologias, mas de acompanhar as mutações da civilização global"

Para mim esse é um argumento cabal a favor da EAD. Qualquer outra argumentação é meramente acessória.

Nas linhas abaixo tento explicar as razões para o meu posicionamento.

(a) é um modelo mais condizente com as demandas da sociedade da informação Nunca em nenhum momento da história da humanidade o conhecimento foi tão importante para a criação de riquezas, vivemos numa economia onde mais de 55% da riqueza mundial advêm do conhecimento. Geração de conhecimento passa obrigatoriamente pela questão da educação, da escola, dos professores, dos alunos, da administração escolar ....e infelizmente as escola NÃO estão em sincronia (dessincronização) com o ritmo das operações de produção.

(b)
dessincronização da escola tradicional com os mercados produtivos e consumidores.
Se não podemos superar essa constante tensão entre a procura e oferta de conhecimento, precisamos pelo menos buscar modelos educacionais que diminuam os efeitos negativos da dessincronização que é causada por essa rápida aceleração da produção de conhecimento . A meu ver, a ead on-line é mais adequada para este fim.

Atualmente, um dos pontos centrais das discussões sobre sociedade pós- industrial diz respeito à questão da obsolescência do conhecimento. Ora, como um modelo de ensino exclusivamente presencial irá atender às demandas por educação de uma sociedade onde o volume de conhecimento dobra a cada 2 anos? É preciso agilidade, é necessário criar meios de facilitar o acesso à informação, uma vez que quanto maior a facilidade de acesso a esta, maior será a participação do conhecimento na geração de riquezas, isto vale tanto para pessoas quanto para empresas e nações.

(c)
desmassificação do tempo
Massificação do tempo está para sociedade industrial como desmassificação para a sociedade do conhecimento. A educação presencial massifica o tempo porque exige que todos estejam no mesmo espaço temporal para que o processo de ensino-aprendizagem entre em movimento, uma característica marcante na sociedade industrial, todavia, em descompasso com a dinâmica sócio-econômica dos dias atuais. Cursos assíncronos permitem desmassificar o tempo, ou seja, cada indivíduo tem controle sobre "o seu próprio tempo" , adequando-o as suas necessidades.

Assim, concluo que há motivos suficientes para que as instituições de ensino e as empresas invistam no modelo a distância de educação. Logicamente, isso não elimina o modelo presencial, sendo mais prudente adotarmos a perspectiva da convivência e afastarmos qualquer posicionamento maniqueísta


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