domingo, 6 de maio de 2012

Ferramentas para criação de infográficos

Como sabemos, a representação visual  de informações na forma de belos infográficos tornou-se uma verdadeira mania na Internet. (exemplos aqui )

Apesar da capacidade dos infográficos para passar informações de forma elegante e rápida, construir um pode ser uma tarefa quase impossível para quem não tem habilidades artísticas, daí a importância de ferramentas que sistematizam o processo de criação. O Easel e o Pickto Chart são duas ferramentas bem interessantes que se prestam para essa finalidade.

Destaco imediatamente dois aspectos de valor educacional nos infográficos: a capacidade para despertar a atenção do aprendiz (primeiro evento de instrucional na teoria de Robert Gagné) e o potencial de organização da mensagem (melhor ergonomia cognitiva), ambos aspectos cognitivos importantíssimos para o processo de aprendizagem, principalmente em tempos de dilúvio informacional motivado pela explosão da digitalização da informação.





4 comentários:

  1. Eri, achei super interessante os programas de elaboração de infográficos. O problema é como obter ajuda para montá-los.
    Abraço e obrigado por compartilhar essas informações.
    Antonio Carlos/Maceió

    ResponderExcluir
  2. Oi,Eri:
    muito bom o post.
    Veja esta outra postagem com outros sites para criar infográficos.Já usei alguns e achei ótimo.
    http://www.educatorstechnology.com/2012/03/comprehensive-guide-to-google-free.html
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Fátima, muito obrigado pela dica!! Vou experimentá-las depois. forte abraço Eri

    ResponderExcluir
  4. Olá José Erigleidson, muito interessante seu blog! Parabéns!
    Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Visite o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostar, por favor, nos ajude a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir