quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Google Earth: Cultura na Sala de Aula



La Crucifixión, Juan de Flandes

Entre as coisas que mais me encantaram quando ouvi falar de uma tal de internet pela primeira vez estava a possibilidade de poder acessar obras e conteúdos diversos sem sair do lugar, ou melhor, ser um verdadeiro nômade digital, pois é isso que somos quando exploramos os diferentes universos de significações que o ciberespaço nos proporciona. Somos presos pelos átomos, mas livres pelos bits. A minha empolgação e curiosidade de lá para cá aumentaram, confesso que é difícil dormir com tanto mundo (virtual) a explorar. Bom, vamos ao post rsrsrs.

Que tal convidar seus alunos para uma visita ao Museu Nacional del Prado em Madri ? O Google Earth acaba de colocar à disposição dos usuarios 14 obras do museu em resolução de 14.000 magapixels. Para conseguir a qualidade desejada os tecnicos fizeram 8.200 fotografias, somente para "O Jardim das Delícias Terranas", de Hieronymus Bosch (El Bosco), por exemplo, foram realizadas 1.600 fotografias.

O melhor disso tudo é que estamos apenas no começo da brincadeira. No futuro breve - espero - professores poderão passear com seus alunos pelo Sistema Solar, navegar no Sistema Circulatório, flutuar dentro dentro de um pulmão ou entrar no interior de uma mitocôndria. Os livros não serão mais o principal recurso didático, todo conhecimento estará on-line e a inteligência será cada vez mais distribuída.

Em 1913, Thomas Edison proclamou: "Books will soon be obsolete in schools….It is possible to teach every branch of human knowledge with the motion picture." Será que estamos mais próximos da profecia de Thomas Edison ? O fututo é incerto, principalmente em tempos de internet. Mas também não se trata de uma guerra das mídias, isso não é o mais importante. O fato é que agora podemos contar outras possibilidades mais ricas de interação e de exploração dos sentidos em favor da aprendizagem.

Para testar a função, o usuário precisa estar com o Google Earth instalado em sua máquina. Depois, clicar no comando: "Geographic Web -> Preview -> Museo de Prado” e mais um clique duplo para habilitar as 14 fotos em miniaturas.

0 comentários:

Postar um comentário