domingo, 14 de dezembro de 2008

Mobile Learning em Universidades


O potencial do mobile learning (m-learning) é praticamente inexplorado pelas instituições de ensino no Brasil. A bem da verdade, as universidades brasileiras ainda estão engatinhando no campo da EaD on-line, gostaria de ver iniciativas mais atualizadas e apropriadas aos tempos de nomadismo digital. Não quero com isso dizer que sofisticação tecnológica - per si - agregue valor pedagógico, mas é coerente aproveitar o pontencial dessas tecnologias para disseminar informação e gerar conhecimento.

Recentemente, algumas iniciativas de universidade americanas chamaram-me a atenção. A Abylene Christian Unirversity, a partir do outono 2008, passou a oferecer Iphone e Ipod Touch aos seus calouros. Por meio desses dispositivos os alunos poderão acessar notícias, calendários, documentos do curso, mídias e pesquisas, ou seja, estarão mais conectados ao campus e aos professores.

Segundo uma matéria publicada no site Wired Campus, iniciativas interessantes também estão acontecendo em escolas de Medicina. A Ohio University oferece Ipod Touch aos seus alunos e planeja equipá-los com softwares médicos. A Temple University e University of Michigan também estão fazendo uso desses desses dispositos no ensino da medicina.

A ACU disponibliza uma página com vários links interessante sobre m-learning.
Começe a explorar o m-learning agora:
Veja também o post "M-learning ao Alcance de Todos"

0 comentários:

Postar um comentário