segunda-feira, 11 de agosto de 2008

NineHub: Moodle Grátis Para Todos


Uma ótima notícia para quem achava difícil ter o seu próprio Moodle. O Ninehub é um servidor dedicado exclusivamente à hospedagem grátis desse famoso LMS. Não é preciso instalar nada, basta criar uma conta e em poucos segundos você terá um Moodle somente para você ou sua empresa com todas as fucionalidades: escolha seu modelo preferido e instale o pacote de idiomas tudo como se estivesse operando a partir do seu próprio servidor. Como se isso já não fosse suficiente, a hospedagem NÃO TEM LIMITE de espaço em disco ou largura de banda.

Fantástico!!!! Cria agora mesmo a sua conta em http://ninehub.com/

37 comentários:

  1. Olá gostei muito do post que voce fez sobre o moodle gratis.
    Fiz uma conta no NINEHUB e gostaria de saber de voce, se voce pode me ajudar a modificar o idioma da minha conta, pois ela esta em inglês.
    Aguardo Resposta:
    e-mail: claudin_fis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Que bom que vc gostou da dica.
    Siga esses passos

    INSTALAÇÃO DO PACOTE DE IDIOMA PORTUGUÊS NO MOODLE

    Language>language pack

    box à direita (Available language packs)
    selecione " portugues pt-br"
    Install selected language pack


    SELEÇÃO DO IDIOMA PADRÃO DO SITE

    Depois novamente no menu "site administration"

    1 - language settings
    2 - em "Default language " selecione
    "portuguese" (se não aparecer é pq nao foi instalado)
    3 - save changes (final da página)


    DEFINIÇÃO DO IDIOMA PREFERIDO DO USUÁRIO


    1 - clique no nome do usuário logado ( canto superior direito)
    2 - edit profile
    3 em "Preferred language " language escolha "portugues pt_br"

    Não esqueça de forçar idioma "português" na hora de criar um curso

    Boa sorte
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito boa Dica...


    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. A dica é ótima, porém estou com problemas. Ao tentar confirmar o registro, a seguinte mensagem aparece: Your registration information is invalid. Please press back button.
    Poderia ajudar?
    Obrigada
    Anita

    ResponderExcluir
  5. Oi Anita,
    Acabvei de testar e funcional perfeitamente. Será que não foi algum problema temporário? Veja se consegue agora.

    ah! não esqueça que não poder ter caracteres especiais no nome do domínio
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá. Continuo com a mesma dificuldade. Ao tentar acessar 'infoeduc.ninehub.com' surge a seguinte mensagem: Error: Database connection failed.

    It is possible that the database is overloaded or otherwise not running properly.

    The site administrator should also check that the database details have been correctly specified in config.php

    Obrigada por responder! Aguardo seu contato e ajuda!!

    ResponderExcluir
  7. Oi José,
    Estou com algumas dúvidas sobre NineHub e achi que talvez vc possa esclarecê-las.
    criei uma conta no site do NineHub como não sei absolutamente nada de inglês pesquisei na internet e encontrei um site semelhante em português.Pelo que entendi seria o mesmo provedor(Ninehub).
    Será que vc conheceria este site e poderia me dar algumas informações sobre ele?
    Ou teria idéia de como faço para postar textos, vídeos e outros materiais?
    Sou professora regente de uma turma de 4ª série do EJA de uma escola pública, conheci o Moodle através de um curso que tomei e gostaria muito de usá-lo com meus alunos. Você poderia me dar algumas dicas?
    desde já lhe agradeço a atenção
    O site onde realizei a inscrição é:
    http://jmspfs.ninehub.com/login/index.php

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris,
    Qual o site brasileiro que você se refere?
    Para dizer a verdade vc tem muitas formas de colocar o seu material on-line, as ferramentas do google pode ser uma ótima solução. considerando o perfil do seu público-alvo, acho que vc poderia tentar usar outros recursos ao invés do moodle, como por exemplo uma rede social tipo o NING www.nign.com ou o próprio ORKUT. Sugiro que faça uma pesquisa com eles e procure investigar quais as ferramentas que eles mais usam, pergunte se eles têm orkut, myspace etc. É importante que eles se sintam a vontade num ambiente bem agradável e que eles tenham familiaridade.
    Vamos conversando, ok? Fique à vontade para tirar dúvidas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Anita,
    Realmente está com problema. Acho melhor vc deletar essa conta e criar outra. Foi algum problema durante a criação.Quando isso acontece a melhor coisa é começar do zero ao invés de tentar descobrir a causa.
    Faça outra conta e me diga se vc conseguiu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Fantástica a dica e fantástico o blog...
    Faz muito tempo que não acho um blog ativo com post tão pertinentes e interessantes.

    Quanto ao ninehub, eu acredito que tenha um delay para a criação e disponibilização do curso, pois acabei criando dois cursos e ambos estão sem acesso.

    A dúvida agora é como deletar o curso... enfim quando eu conseguir a resposta eu coloco aqui.

    Agora a dica é manter o backup do curso em dia, pois em questão de uma hora, foram criados uns oito cursos. Assim não há servidor que aguente...

    Abraço e parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  11. Oi Alex,
    Fico feliz que tenha gostado da dica e do blog.
    Acho que vc gostou que criou oitro cursos, né? rsrsrs talvez o problema esteja aí rsrsrs conte-me se deu tudo certo, ok?
    abs

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    A dica realmente fi muito legal,
    consegui criar meu curso, no inicio tive dificuldades para acessá-lo,então mandei um e-mail para o administrador do site. Obtive resposta e as devidas orientações. Editei o idioma(de ingles para português, mudei o template e já comecei a postar minhas atividades.
    Estou satisfeita com o resultado.
    Voc~e havia me sugerido ferramentas como os grupos do google e o orkut, porém o acesso a ambos é bloqueado no laboratório da escola pelo servidor da prefeitura.
    como estou afastada do trabalho até meados de dezembro ainda não pude testar oacesso ao NINEHUB lá na escola, estou na torcida para que dê tudo certo.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  13. José, obrigado pela dica do NINEHUB.

    Voçê sabe como eu posso colocar uma imagem na barra horizontal por cima?

    Um amigo disse que deveria ser por FTP. Nós temos conta de FTP neste serviço?

    Obrigado
    Paulo Valentim

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulo,
    Infelizemente não é possível inserir um logo próprio, pq para fazer isso seria necessário ter permissão para acessar os arquivos do Moodle, coisa que não é possível nessa versão gratuita.
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Ola, alguem pode me ajuda?!
    N estou conseguindo acessar, já tenho cadastro, senha e n sei como faco para acessar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Rita,
    Estive e lá e vi que o site encontra-se em manutenção,por isso a área de login não está disponível

    "NineHub.com is currently under maintenance and will be back soon. We apologize for any inconveniences may occurred."

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Estou tentando criar uma conta no Ninehub porém depois de preencher meus dados de e-mail e subdomínio, aparece a seguinte mensagem:
    "We are creating your account. Please check your email. Thank you."
    Vou até meu e-mail e não chega nada, o que será que preciso fazer??

    ResponderExcluir
  18. Oi Elaine,
    Será que não está indo para o spam?
    Pela mensagem parece que eles estão gerenciando as solicitações de abertura de conta. Espere mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine,
    Quando criei minha conta levou cerca de uma semana para que o e-mail de confirmação chegasse. Tenha um pouco mais de paciencia e observe sempre o spam.

    ResponderExcluir
  20. Olá, o ninehub não dá nenhum retorno, já tentei criar novamente outra conta e nada, já se passaram 2 semans e nenhum retorno, existe outro site gratuito para colocar minhas aulas EAD, obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente não conheço outro site, mas acredito que exista sim, inclusive aqui no Brasil.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    tentei criar uma conta no ninehub, mas demorou muito para me retornar.
    resolvi contratar um serviço de um servidor...
    podem a pouco recebi a confirmação da conta..
    estou disposto a disponibilizar essa conta a alguém que queira...
    luke_skay@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá.. Criei uma conta no NineHub e vários alunos já conseguiram se inscrever, porém alguns estão encontrando dificuldades em acessar o site. Existe alguma orientação específica sobre limpeza de cookies ou configuração do Firewall que posso enviar a eles?

    ResponderExcluir
  24. Elisa, infelizmente não sei dizer se seria esse o problema. Como existe um volume muito grande de usuários, talvez seja sobrecarga no servidor, mas isso é apenas uma especulação.

    ResponderExcluir
  25. Elisa esse problema tem a haver com o browser que está a usar é IE esse tem protecção contra os cookies, se usar o FOX, Opera ou outro não tem problema

    ResponderExcluir
  26. Olá colegas. Estou muito entusiasmadao com o Moodle. Trabalho com matemática e gostaria de saber como ativar o filtro para editor matemático, Latex, no NineHub ?

    ResponderExcluir
  27. Fiz meu cadastro no ninehub, onde poderia encontrar um tutorial no mesmo.
    Dulcines

    ResponderExcluir
  28. Dulcines, não conheço um tutorial próprio para no ninehub, mas vc irá encontrar tutoriais e livros grátis para Moodle. abs

    ResponderExcluir
  29. Prezados,

    Criei meu curso no Moodle mas nao sei como alterar a aparencia dele. Ate encontrei uns sites que tem ótimos temas mas nao consigo instalar. Quando clico em Aparencia...nao aparece mais nada e a mensagem esta como CONCLUIDA mas a tela aparece sempre em branco...sera que é porque a versao é gratuita ? Se alguem puder me ajudar em nome da educacao eu agradeço.

    Denis Frank

    ResponderExcluir
  30. Denis,
    Não ha com instalar temas ou plugins etc com essa versão free. Embora todas as funcionalidades padrão do Moodle estejam funcionais.
    Abs

    ResponderExcluir
  31. Puxa josé,

    Por favor me socorra! Olha só: Já crieio minha plataforma Moodle, configurei o visual, fico bem legal. Agora parei em uma dúvida:

    Quantos alunos posso colocar em casa curso?? Isso está me corroendo...estou diante de uma grande oportunidade mas nao sei realmente se ofereço os cursos e de repente, me deparo com a seguinte situação: o número de acesso so alunos está ESGOTADA.

    Se puderes me ajudar te agradeço muitoooo e a educação também.

    Que Deus sempre te de saude pois voce realmente ajuda muita agente através de seu Blog...um edacador de verdade! Parabens.

    Denis

    ResponderExcluir
  32. Denis,
    No site eles não informam sobre limitações de usuários por conta. Pedi informações por email. Quantos alunos vc precisaria cadastrar?
    Vc pode tentar cadastrar antecipadamente os usuários (alunos/professores), caso tenha algum problema o sistema irá informar. Enquanto isso vamos aguardar a resposta.
    Abs e obrigado pelos comentários
    Eri

    ResponderExcluir
  33. Denis, o suporte me respondeu. A versão free suporte apenas 35 usuários (total). Mais informações aqui http://freewebclass.com/

    ResponderExcluir
  34. Não existe mais free.

    ResponderExcluir
  35. Experimente o Portal Mestremidia!

    http://www.mestremidia.com.br/ead

    Cadastro de Professores:
    http://www.mestremidia.com.br/ead/mod/resource/view.php?id=229

    Lá, você pode colocar seu curso Moodle sem precisar conhecer de instação.

    ResponderExcluir
  36. Olá, um site de hospedagem moodle brasileiro gratuito é o www.aprenderlivre.com.br . Bem interessante, eu participo daquela comunidade e recomendo.

    ResponderExcluir
  37. José Erigleidson da Silva,

    VOLTEI PARA PARABENIZÁ-LO PELO SEU BLOG.

    E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!

    ResponderExcluir