quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Myngle:liberdade para o ensino de idiomas



O post de hoje é uma dica do Danilo Silva, leitor do blog.
Myngle é um site dedicado ao ensino de idiomas onde professores de diversas partes do mundo podem oferecer seus serviços a um público global. A comunicação ocorre por meio do velho e bom Skype, ou melhor, ótimo!! E de um whiteboard.

Este é um excelente exemplo de como a web, sobretudo a chamada Web 2.0, pode ampliar as possiblidades de ensino de um professor.

A proposta de docência independente é uma tendência crescente e já foi tema de um artigo dos irmãos Tractenberg, onde eles sugerem quais seriam as competências essenciais a um docente independente. Esse artigo encontra-se publicado no site da ABED ( http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/552007113218PM.pdf ). No blog do João Mattar tem um post bastante interessante sobre esse assunto http://blog.joaomattar.com/2007/09/23/docencia-on-line-independente/ .

Danilo, obrigado pela dica.

Abraços!

2 comentários:

  1. Oi, Eri.
    Publiquei agora em 01/12 um livro, "Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias", em que exploro com detalhes o uso da Web em educação.
    Tenho sempre feito referências ao trabalho e aos textos dos irmãos Tractenberg, que são libertadores!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá João,
    Eu estive no lançamento do livro em São Paulo e estou lendo atenciosamente cada linha. Além de contribuir para minhas reflexões sobre o tema, já estou fazendo o uso prático de suas dicas.
    Abs

    ResponderExcluir